Se no modelo tradicional o professor em uma aula expositiva explica a matéria no quadro para que depois os alunos façam, sozinhos, a lição de casa, a sala de aula invertida (do inglês, flipped classroom) significa a inversão desta lógica: primeiro o aluno faz a internalização dos conceitos essenciais antes de aula e depois, junto à turma, discute os conhecimentos adquiridos e tira possíveis dúvidas de conteúdo com a ajuda e orientação do professor.
O método PBL (Problem Based Learning) é uma estratégia pedagógico/didática centrada no aluno. Tem sido aplicada nos últimos anos e trata-se de um método de eficiência comprovada por inúmeras pesquisas no campo da psicopedagogia e da avaliação de desempenho dos profissionais formados por esse método. Na última década o método tem se difundido e outras escolas o têm adotado, nos Estados Unidos as escolas de Albuquerque, de Harvard, do Hawai, entre outras. Escolas da área da saúde, como enfermagem, fisioterapia, veterinária e odontologia têm adotado o método com sucesso e, mais recentemente, escolas das áreas de humanas.
"Collaborative Networked Learning (ACR)" é a aprendizagem que ocorre por meio do diálogo eletrônico entre coaprendizes autodirigidos e alunos e especialistas. Os alunos compartilham um propósito comum, dependem uns dos outros e são responsáveis uns pelos outros por seu sucesso. O ACR ocorre em grupos interativos nos quais os participantes se comunicam ativamente e negociam significados uns com os outros dentro de uma estrutura contextual que pode ser facilitada por um treinador online, mentor ou líder de grupo.
O que é EAD? EAD é a sigla que significa Educação a Distância. O EAD é uma modalidade de ensino online que tem a tecnologia como grande aliada e pré-requisito para que a mesma aconteça de maneira eficiente.
Em um EAD, alunos e professores, ou tutores como também são conhecidos, interagem entre si através de um ambiente virtual de aprendizagem, onde estes permanecem separados espacial e/ou temporalmente, não sendo demandado um ambiente físico para ocorrer o processo de aprendizagem.